Matrícula & Inscrições

 

A Universidade Rovuma, informa que o processo de inscrição dos estudantes internos irá decorrer "numa data a anunciar", nos canais próprios de inscrição, contudo, os mesmos irão decorrer via ONLINE através da plataforma SIGEUP .

1. Novos Ingressos

A matrícula dos novos ingressos irá decorrer na Direcção de Registo Académico (Nampula), ou nos departamentos de Registo Académico das extensões (Niassa e Cabo-Delgado).

Ainda não encontra-se disponivel as matrículas dos novos ingressos!

2. Estudantes Internos

O processo de inscrição ONLINE dos estudantes internos irá decorrer "numa data a anunciar" e vai consistir nos seguintes passos:

Fazer o Login no SIGEUP (www.sigeup.up.ac.mz ou www.sigeup2.up.ac.mz);

Escolher o Minor (Estudantes do 3º Ano) e/ou efectuar a pré-inscrição;

Obter Relatório para Pagamento com Referências;

Efectuar o Respectivo Pagamento;

Aguardar o Processo de Confirmação;

NB:

A inscrição semestral consiste em:

a. Realização da pré-inscrição online;

b. Pagamento dentro do prazo indicado na ficha de pré-inscrição usando referências bancárias.

Aos estudantes que não terminaram o curso dentro da duração do respectivo currículo, será agravado o valor da inscrição por disciplina em 50%. O valor da mensalidade por cada disciplina será de 20%.

Aos estudantes que não terminaram o curso dentro da duração do respectivo currículo + 2 anos estão sujeitos ao pagamento da taxa anual de 2 mil Meticais.

Chama-se atenção aos artigos do Regulamento Académico, que regem as inscrições e transição de ano.

Artido 8
(Inscrições e anulação de inscrição)

1. O estudante deve obrigatoriamente inscrever-se todos os semestres nas disciplinas/módulos ou actividades curriculares que pretende frequentar.

2. No acto da inscrição, o estudante deve ter em conta o Plano de Estudos do seu curso e o número de créditos das disciplinas/módulos ou actividades curriculares. Um estudante a tempo inteiro deve inscrever-se em disciplinas/módulos/actividades curriculares que lhe possibilitem acumular, no mínimo, 30 créditos e no máximo 45 créditos por semestre.

3. O estudante que tiver disciplinas/módulos/actividades curriculares em atraso deve obrigatoriamente inscrever-se nessas disciplinas/módulos ou actividades curriculares.

4. As inscrições realizam-se no Registo Académico.

5. O estudante pode anular a sua inscrição, mas não obterá o reembolso dos pagamentos já efectuados.

6. Os casos de reingresso e outros actos administractivos que implicam o impedimento do acesso do estudante ao SIGEUP (Sistema de Gestão Universitária) serão operacionalizados pelo Registo Académico.

7. Só é permitida a inscrição semestral para os estudantes do pós-laboral e do EAD com situação financeira regularizada (saldo zero).

Artigo 41
(Transição de Ano)

1. Transita para o ano seguinte:

a) O estudante que obtiver classificação final positiva em todas as disciplinas/módulos e actividades curriculares do curso;

b) o estudante que tenha pelo menos 50% de créditos do ano do curso que frequenta.

2. Para os cursos organizados por ciclos de aprendizagem, o estudante não pode transitar de ciclo com disciplinas em atraso.

3. O facto de o estudante estar na situação de não ter acumulada 50% dos créditos e por consequência estar na situação de reprovado, não lhe impede de se inscrever nas disciplinas dos anos subsequentes que não tenham precedência.

4. Ao estudante que aprova num semestre com disciplinas atrasadas, não é assegurada compatibilidade de horário de frequência dessas disciplinas, no ano seguinte.