UniRovuma retoma práticas nas instituições parceiras

A Universidade Rovuma (UniRovuma) vai retomar a realizar práticas pedagógicas e técnico profissionalizantes em instituições parceiras, devido aos aparentes sinais de abrandamento das infecções pela pandemia de COVID–19 no mundo, em geral, e em Moçambique, em particular.

O facto foi anunciado nesta Sexta-feira pelo director Académico da UniRovuma, Prof. Doutor Adelino Inácio Assane, falando na abertura das actividades alusivas ao Dia das Práticas Técnico-Profissionais e Estágio, que decorrem em todas unidades orgânicas desta instituição.

Esta prática em instituições parceiras tinha sido abandonada em razão da pandemia, em princípios do ano de 2020, o que provocou, ao mesmo tempo, a introdução de novas modalidades de ensino, presencial e online.

No âmbito dessa retoma das práticas, a UniRovuma está a encetar esforços junto dos seus parceiros para que estes recebam os estudantes finalistas e envolvidos nessas actividades, as quais fazem parte do plano curricular de todos os cursos ministrados nesta Universidade.

As Práticas Técnicas Profissionalizantes e Estágio decorreram sob o lema "UniRovuma: Por Práticas Profissionalizantes Híbridas, Desafiando as Adversidades de Momento", passam a realizar-se na última Sexta do mês de Maio, servindo como momento de reflexão em torno do novo perfil de cursos maioritariamente técnicos que Universidade adoptou.

Explicando a adopção deste perfil, o Prof. Adelino Assane explicou que tal resultou de uma minuciosa reflexão que a Universidade fez depois da sua criação há três anos, embora não abandone o anterior, que é o da formação de professores para a educação.

"Os cursos profissionais e/ou profissionalizantes ganharam um maior respeito e atenção da nossa parte como instituição de ensino superior", esclareceu o director Académico, acrescentando que "os mesmos devem reflectir a formação onde os nossos técnicos possam trabalhar".

Na cerimónia, foram apresentados dois temas, designadamente, "A Participação do Estudantes nas Práticas e no Estágio Profissionais", pelo Prof. Doutor Arlindo Cornélio Nthunduatha, e "TIC’s e Práticas Pedagógicas: Desafios para o Estudante Universitário", pelo Mestre Adelino de Lima, os dois docentes da Universidade Rovuma.

As actividades do Dia das Práticas Profissionalizantes e Estágio abarcaram, ainda, a realização de feiras de gastronomia, do livro, da saúde, do desporto e outras afins, destinadas a colorir a festa dos docentes e discentes da UniRovuma.