Reitor apela para o empenho de todos no desenvolvimento do país

INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTE, TURISMO E COMUNICAÇÃO

O Magnífico reitor da Universidade Rovuma apelou aos graduados do Instituto Superior de Transporte, Turismo e Comunicação de Nacala-Porto (ISTTC) para usarem as ferramentas que adquiriram ao longo da sua formação, de modo a contribuírem para o desenvolvimento do país.

 

O Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos considerou, falando a pouco mais de 120 graduados em diferentes áreas do saber daquele do ISTTC, que o futuro da vida dos finalistas está nas suas mãos, exigindo-lhes que aproveitem melhor as oportunidades que se lhes apresentarem.

Esta cerimónia que hoje presenciamos marca o fim de uma etapa nas vossas vidas e o início de uma outra, da etapa da carreira profissional, por isso devem usar melhor os conhecimentos que adquiriram para lograrem sucessos nesta nova etapa, sublinhou o Prof. Brito dos Santos.

O reitor da UniRovuma acrescentou ser expectativa da instituição que dirige que os graduados sejam reconhecidos mais cedo pelo mercado do trabalho como agentes de mudanças rumo ao desenvolvimento do país e do seu próprio, de modo a fazer valer o que aprenderam durante os quatros anos na Universidade.

Segundo Brito dos Santos, as graduações que a instituição levou a cabo noutras unidades académicas, testemunham o compromisso cada vez maior da UniRovuma em melhor servir, com qualidade e excelência, à sociedade moçambicana.

Graduaram no Instituto Superior de Transporte, Turismo e Comunicação de Nacala-Porto 125 licenciados, sendo 10 destes provenientes da extinta Universidade Pedagógica de Moçambique.

O reitor sustentou que a outorga de diplomas aos novos quadros superiores é resultado, igualmente, do envolvimento não apenas pessoal, mas também do pessoal docente que, mesmo passando por adversidades de vária ordem, conseguiu incutir naqueles conhecimentos que lhes levem a edificar uma vida e futuro prósperos.

No seu discurso, Brito dos Santos referiu-se, igualmente, aos esforços que a instituição faz para a sua internacionalização e para conseguir mais parcerias com vista a elencar projectos por si desenhados ou com outras entidades. 

 

O mês da Mulher e as flores do reitor

Por as cerimónias de graduação terem decorrido em março, mês consagrado à Mulher, foi motivo para o Magnífico reitor da UniRovuma oferecer um ramo de flores a quatro mulheres escolhidas pelo próprio dirigente desta instituição de ensino superior.

O Prof. Brito dos Santos explicou aos presentes, após a cerimónia solene de entrega de diplomas aos graduados, que foi esta a forma que ele encontrou para juntar-se às mulheres nos festejos do seu mês, distribuindo-lhes um ramo de flores.

Foram bafejadas pela sorte a Vice-reitora da UniRovuma, Prof. Catedrática Sarifa Fagilde, a rainha Ancha, de Nacala-Porto, dra. Cláudia Marques, membro do Conselho Universitário da UniRovuma (COUR), e uma graduada.

Quisemos nos associar à Mulher no seu mês para mostrarmos o nosso apreço e compaixão e foi esta a forma que encontramos para o fazer, aproveitando esta cerimónia solene de graduação dos nossos estudantes, disse dos Santos, no meio de ovações prolongadas.


Imprimir   Email