Professores alemães na Universidade Rovuma para o estreitamento de relações académicas

Uma equipa de professores da Universidade de Leipzig encontra-se desde domingo último em Nampula, para o aprofundamento das relações interinstitucionais com a UniRovuma, no âmbito do Programa Qualidade da Educação pela Qualidade na Formação de Professores-formadores (QuEProF).
O programa é conjuntamente implementado por estas duas Universidades desde 2021, tendo a duração de quatro anos e alicerçado em três principais objetivos, segundo o Prof. Doutor Laurindo Caetano, diretor da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da UniRovuma e gestor do QueEProf, pela parte moçambicana.
Segundo o Prof. Laurindo Caetano, o primeiro objetivo assenta na formação de formadores de formadores de professores para o ensino primário, sendo que o segundo está virado à capacitação de docentes que possam dar continuidade ao Mestrado quando o QuEProf terminar no próximo ano.
O terceiro objetivo, de acordo com a fonte, é o de dotar os docentes da FEP de ferramentas que lhes proporcionem introduzir um ensino virado à pesquisa, sendo essa a razão de ser esta unidade académica a firmar parceria privilegiada com a sua congénere de Leipzig.
Solicitamos ao gestor do programa para nos informar a avaliação que a contraparte alemã fazia em relação à esta parceria, tendo este afirmado que “eles (alemães) manifestaram-se satisfeitos porque o projecto está a superar as suas expectativas”.
É nesse contexto que as duas Universidades submeteram um outro projecto ao Fundo Erasmus+ solicitando financiamento, aguardando-se, neste momento, pela aprovação do mesmo, facto que poderá ocorrer, provavelmente, em Janeiro do próximo ano.
Erasmus+ é um programa da União Europeia que tem financiado inúmeras bolsas de estudo não apenas aos cidadãos do chamado “velho continente”, mas também de nações de outros continentes, atribuindo bolsas de graduação e pós-graduação.
“O grande problema que detetámos na região Norte de Moçambique em torno do fraco nível de ensino primário é a formação do próprio professor”, desabafou o Prof. Caetano, acrescentando que “por isso, queremos revolucionar este nível de ensino contribuindo na formação de indivíduos capazes ”.
O programa em curso, cujo término se prevê para o próximo ano, é financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), outra instituição europeia que tem disponibilizado e financiado bolsas de estudo a nível mundial.
Por outro lado, e segundo o Prof. Doutor Laurindo Caetano, nove docentes da Faculdade de Educação e Psicologia poderão beneficiar de bolsas da DAAD para frequentarem o Doutoramento na Alemanha, sendo que serão os mesmos que vão dar continuidade ao Mestrado.
A delegação de professores da Universidade de Leipzig, constituída por sete pessoas, mas que no primeiro dia apenas dois se encontravam em Nampula, foi recebida, na manhã desta Segunda-feira, pelo Prof. José Baptista, diretor da Planificação e Desenvolvimento Institucional.
Dando as boas vindas aos alemães em nome do Magnífico reitor, o Prof. Baptista agradeceu a atenção que aquela Universidade germânica presta às relações com a sua congénere da UniRovuma.
“Temos quatro anos de existência como Universidade, por isso estamos abertos ao incremento da nossa cooperação, pois ela é vital para nós porque nos ajuda a crescer”, vincou José Baptista.
Os professores da Universidade Leipzig terminam a sua visita à Universidade Rovuma no próximo Sábado, depois de participarem numa variada gama de actividades académicas no quadro do Programa QuEProf.