A UNIROVUMA APOSTA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES COM QUALIDADE

A formação de docentes com qualidade e que se adaptem ao método de ensino híbrido, nomeadamente o presencial e o virtual, constitui o actual desafio da Universidade Rovuma (UniRovuma), rumo a um processo de aprendizagem com qualidade.
Esta asserção foi feita pelo Magnífico reitor desta instituição de ensino superior, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, num encontro com docentes do Instituto de Turismo, Transporte e Comunicações de Nacala-Porto, uma das unidades orgânicas da UniRovuma.
 
A UniRovuma conta, igualmente, com outras unidades orgânicas, nomeadamente as Extensões de Cabo Delgado e Niassa, para além do Campus Universitário de Napipine.
 
O Prof. Brito dos Santos reconheceu que o método de ensino híbrido foi desafiante, pois os docentes não estavam preparados para leccionar as aulas de forma virtual, uma inovação imposta, forçosamente, pela pandemia de Covid – 19, que desde 2020 assola o mundo.
 
“Este desafio leva-nos a priorizar a formação dos nossos docentes com a qualidade desejada para, também, ministrarem as suas aulas com qualidade”, esclareceu Brito dos Santos.
 
Ele considerou a Covid – 19, a insurgência armada no norte da província de Cabo Delgado e a conjuntura económica internacional como os principais entraves ao funcionamento da UniRovuma, pois impediram implementar acções que poderiam levar a instituição a outros patamares e a sua rápida consolidação.
 
Dos Santos acrescentou, ainda, que mesmo com tais crises o esforço colectivo continuou e os resultados são visíveis, uma vez que todos os sectores, incluindo a leccionação das aulas, estão operacionais.
 
No primeiro ano da sua constituição em finais de 2019, a Universidade dedicou-se, simultaneamente, na actividade lectiva e na produção de documentos normativos para o seu funcionamento, o que, na opinião do reitor, conseguiu-se de forma satisfatória.
 
Referindo-se às visitas que está a efectuar às unidades orgânicas da instituição que dirige, Brito dos Santos explicou que elas visam conhecer e acompanhar a actual realidade, dado que o processo de transição da antiga Universidade Pedagógica de Moçambique para UniRovuma não tem sido fácil por razões acima mencionadas.
 
“Visitamos as nossas unidades orgânicas para sabermos em que áreas somos fortes e fracos para podermos continuar e nos corrigirmos”, acrescentou, exortando a mais trabalho, companheirismo e comunicação constante, tanto vertical quanto horizontal.

Imprimir   Email