Notícias

COMUNICADO - SALAS DE EXAMES

COMUNICADO

Caro candidato, as salas de exame já estão disponíveis. Para consultar, acesse à plataforma pelos links:

https://comissao.up.ac.mz

https://comissao2.exames.up.ac.mz

 

Consulte com antecedência e evite contratempos!

PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ECONOMIA E EM GESTÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Introdução
A Faculdade de Economia (FACECO) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em parceria com a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FACEE) da Universidade Rovuma anuncia que aceita inscrições para candidatos interessados em prosseguir os seus estudos de pós-graduação para obtenção dos graus de Doutor em Economia ou Doutor em Gestão.
Os programas de Doutoramento em Economia e em Gestão da FACECO/UEM enquadram-se nas prioridades estabelecidas pelo governo moçambicano no seu Plano Estratégico do Ensino Superior bem como, nos Planos Estratégicos da UEM e da FACECO no processo de transformação da UEM numa Universidade de Investigação.
Os programas de Doutoramento em Economia e em Gestão envolvem a intervenção de várias universidades estrangeiros tais como: Wits University, Addis Ababa University, Covenant University, University of Ruanda, University of Uganda, University of Dar Es Salaam no âmbito dos memorandos de Cooperação existentes que visam contribuir para a valorização do ensino superior em Moçambique através de um amplo programa de formação de quadros no nível superior. A cooperação inclui os níveis dos conteúdos programáticos dos cursos, da docência, da investigação e publicação dos respectivos resultados em revistas científicas de revisão de pares.

 

2. Objectivos dos Programas Doutorais
Os Programas de Doutoramento têm por objectivo principal dotar os doutorandos de um conjunto de conhecimentos e competências profundos em áreas específicas de Economia e de Gestão e desenvolver capacidades para a realização de investigação científica. Os objectivos específicos compreendem:
 ❖ Munir os doutorandos de competências do exercício da profissão na sua área de especialização;
 ❖ Desenvolver competências de formulação de problemas de investigação em campos específicos da Economia e da Gestão, de análise crítica e interpretação de dados e discussão e apresentação dos resultados das investigações;

❖ Capacitar os doutorandos de Economia e de Gestão a fazer investigação numa perspectiva multidisciplinar e transversal; e
❖ Desenvolver a intelectualidade e cultura académica orientada para a docência, investigação e extensão nos domínios teóricos e práticos de Economia e de Gestão.

 

3. Duração dos Programas Doutorais
3 anos (1 ano lectivo+2 anos de pesquisa) correspondentes a um total de 180 créditos. Os planos de estudos podem ser consultados no portal da Faculdade de Economia. http://www.economia.uem.mz ou baixados directamente através dos links abaixo.

 

4. Natureza dos Programas Doutorais
Programas híbridos combinando duas partes: uma curricular que envolve unidades curriculares obrigatórias e unidades curriculares de especialização, e outra dedicada a uma investigação independente envolvendo seminários de investigação e a preparação, submissão e defesa da Tese de Doutoramento.

As aulas decorrerão na Faculdade de Economia, sita no Campus Universitário Principal da UEM, em Maputo e no Campus Universitário da UniRovuma em Nampula.

 

5. Vagas Disponíveis e Selecção de Candidatos
Os cursos de Doutoramento oferecem 30 vagas, das quais 15 são para o curso de Economia e 15 para o curso de Gestão, em cada um dos campos.
São critérios preferenciais de admissão de candidatos:

Geral:
    ⯍ Grau de Mestrado Académico (não-profissionalizante) em Economia, em Gestão ou áreas afins, com uma nota final mínima de 14 valores;


Indicadores de selecção:
   ⯍ Nota final do curso de Mestrado Académico
   ⯍ Área de formação ao nível do Mestrado;
   ⯍ Resultados de entrevista de selecção;
   ⯍ Experiência em investigação;
   ⯍ Experiência de trabalho na área de especialização;
   ⯍ Publicações;
   ⯍ Qualidade da monografia ou síntese da proposta de investigação
   ⯍ Domínio das Línguas Portuguesa e Inglesa.

A selecção dos candidatos aos programas de Doutoramento em Economia e em Gestão será efectuada por uma Comissão Científica composta por docentes intervenientes, FACECO/UEM e FACEE/UniRovuma.

6. Propinas e início do Programa de Refrescamento/ Refreshment
O Programa de Refreshment, que antecede os cursos de Doutoramento, será frequentado pelos candidatos pré-seleccionados mediante o pagamento de uma taxa única de 60.000,00 MT (sessenta mil meticais). O programa terá lugar entre Fevereiro e Maio de 2022.


As candidaturas aos cursos de Doutoramento em Economia e em Gestão vão decorrer de 10 a 28 de Janeiro de 2022, obedecendo os procedimentos para a candidatura constantes da secção 7 deste edital. A selecção das candidaturas vai decorrer de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2022. As listas serão publicadas no dia 8 de Fevereiro de 2022. As inscrições para a frequência do Programa de refreshment vão decorrer de 15 a 18 de Fevereiro de 2022. As aulas de refrescamento vão iniciar a 21 de Fevereiro de 2022.


Depois do Programa de Refreshment, os candidatos seleccionados para a frequência dos programas de doutoramento estarão sujeitos aos seguintes pagamentos:

❖ Propina única de inscrição na FACECO, no início do programa e válida para toda a duração do programa no valor de 30.000,00MT (trinta mil meticais).
❖ Propina mensal na FACECO no valor de 20.000,00MT (vinte mil meticais) /mês. O Curso tem a duração de 30 meses de tempo útil.

 

7. Procedimentos para a candidatura
Os candidatos aos cursos de Doutoramento em Economia e em Gestão deverão dirigir uma carta de candidatura ao Director da Faculdade de Economia, indicando na mesma a sua disponibilidade financeira para o pagamento pontual das propinas indicadas, à qual deverão anexar a seguinte documentação:

❖ Formulário de candidatura (devidamente preenchido e assinado);
❖ Fotocópia autenticada do BI ou do DIRE;
❖ Fotocópias autenticadas pelo Notário, do certificado de habilitações literárias do nível de Mestrado ou equiparado, com a discriminação das disciplinas e correspondentes classificações obtidas. (Os certificados que não foram emitidos pelas instituições competentes de Educação da República de Moçambique deverão ser acompanhados do respectivo reconhecimento do Ministério da Educação;
❖ Curriculum Vitae;
❖ Duas cartas de recomendação, sendo uma delas proveniente de uma entidade académica cujo assinante tenha o grau de Doutor;
❖ Carta de autorização do local de trabalho (dirigida ao Director da Faculdade de Economia, se for aplicável); e
❖ Talão de depósito de 10.000,00MT (dez mil meticais), a favor da Faculdade de Economia, na conta UEM – Faculdade de Economia - Mestrado, BCI número 11996282101; NIB: 000800001199628210180. Este valor destina-se ao processamento do expediente do candidato e não é reembolsável.

A documentação acima referida deverá ser entregue no Registo Académico de Pós-graduação da Faculdade de Economia da UEM, Campus Universitário Principal, Maputo, e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FACEE) da Universidade Rovuma, Campus Universitário de Napipine, Nampula, de 10 a 28 de Janeiro de 2022.

  Contactos: UEM - 846352240, UniRovuma - 843916100

 

Presidente Filipe Nyusi enaltece papel das artes na preservação da identidade do povo

 

O Presidente da República Filipe Nyusi enalteceu o papel que a academia desempenha na difusão de valores e conhecimentos com vista a preservação da identidade do povo.

Filipe Nyusi falava perante académicos, artistas e outras personalidades influentes nacionais, durante a cerimónia de outorga do título de Doutor Honoris Causa pelas artes gráficas, aos artistas Justino Cardoso e Reinata Sadimba, acto que decorreu no Centro Cultural da Universidade Rovuma que se localiza na cidade de Nampula.

Por estas e outras razões o Presidente Filipe Nyusi desafia as instituições académicas, públicas ou privadas, a seguirem o exemplo de UNIROVUMA de valorizar as figuras ou história local por meio da construção de monumentos ou difusão de currículos de ensino ligados a artes e cultura.

“Este empreendimento concretiza a visão do governo e bem interpretada pelos gestores da UNIROVUMA de criar espaços apropriados para enaltecer a nossa natureza cultural e interpretada de forma participativa o conhecimentos”, disse o PR.

Para Nyusi, um centro cultural é um lugar acolhedor que facilita interacção entre a cultura, educação, arte, informação e conhecimento, relações humanas e lazer.

“E um lugar onde as barreiras são quebradas em celebração da multicularidade e humanidade. Por isso esperamos que esse majestoso espaço traga valor adicional aos fazedores de cultura e arte de Nampula, da zona norte em particular e de Moçambique em geral”.

Num evento misto, a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa para artes e gráficas foi marcada, igualmente, pela inauguração do centro cultural da universidade Rovuma e da graduação de 25 mestres formados em diversas áreas nesta instituição do ensino superior. (RM)

Fonte: https://www.portaldogoverno.gov.mz

Projecto de Mobilidade de Estudantes e Docentes do Ensino Superior (Programa ERASMUS +)

 

EDITAL Nº 01/2021

EDITAL DE SELECÇÃO DE CANDIDATOS PARA MOBILIDADE

 

 

Edital de Mobilidade de Alunos (ERASMUS +) - Português

 

 Clique aqui para baixar o Edital

 

Edital de Mobilidade de Alunos (ERASMUS +) - Inglês

Clique aqui para baixar o Edital

CONTACTE-NOS

Endereço:

Reitoria
Avenida Josina Machel nº 256
Caixa Postal 544
E-mail: secretariageral@unirovuma.ac.mz
Nampula-Moçambique
Campus Universitário de Napipine
Bairro de Napipine – Cidade de Nampula

Extensão do Niassa
Campus Universitário – Bairro de Nangala
Telefax: 27121520
Caixa Postal no. 04
Cidade de Lichinga
E-mail: urniassa@unirovuma.ac.mz

Extensão de Cabo Delgado
Campus Universitário de Ncoripo
Cidade de Montepuez
Caixa Postal no. 04
E-mail: unirovuma-cd@unirovuma.ac.mz
Tel. 20030181- Montepuez