Portuguese Portuguese

Notícias

Professor da Faculdade de Letras em missão em Moçambique é recebido pelo Reitor da UniRovuma

Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo está ministrando aulas em Nampula para professores da UniRovuma que estão cursando Doutorado no PPGLL/FL/UFG.

 

O Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, da Faculdade de Letras, Diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, foi recebido, no dia 14 de setembro de 2022, pelo Professor Mário Jorge Brito dos Santos, Reitor da UniRovuma. A reunião ocorreu na sede da Reitoria, na cidade de Nampula, Moçambique. Participaram também da reunião a Profa. Denise Kátia Soares Omar, Diretora da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Professora Ermelinda Lúcia Atanásio Mapasse, Coordenadora do Doutoramento Interinstitucional da UniRovuma.

 

Desde o dia 27 de agosto, o Professor Francisco José Quaresma de Figueiredo está em Nampula ministrando a disciplina Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais aos professores da UniRovuma que estão cursando Doutorado na UFG, bem como tem oferecido, a cada semana, um workshop a professores da UniRovuma e da comunidade. A missão do professor na UniRovuma faz parte de um acordo assinado ente a UFG/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) e a Universidade Rovuma (UniRovuma) em Moçambique, que tem por objetivo doutorar 9 professores da UniRovuma, na área de Letras e Linguística.

 

Durante a reunião, o Professor Brito falou de sua alegria por estar recebendo o Professor Francisco na UniRovuma e enfatizou a importância do acordo entre a UniRovuma e a UFG, o que está possibilitando o doutoramento de 9 professores de sua Instituição. O Professor Francisco aproveitou o momento para informar o Reitor sobre a nota 6 obtida pelo PPGLL na avaliação da CAPES, o que coloca o Programa em um patamar de excelência. Aproveitou o encontro para presentear o Reitor com seis de seus livros para a Biblioteca da Instituição e com uma peça em cerâmica, feita por um estudante da Licenciatura Intercultural da UFG, do povo Waurá, do Xingu. Também recebeu do Reitor presentes da UniRovuma, entre eles uma capulana, um pano tradicional, com o qual poderá fazer uma camisa. A Profa. Denise também foi presenteada com uma cerâmica Waurá. 

 

No próximo sábado, como programação cultural, a Direção da Faculdade, a Coordenação do Doutoramento Interinstitucional da UniRovuma, os doutorandos e o Prof. Francisco irão fazer uma visita à Ilha de Moçambique, que deu nome ao país e, por muitos anos, foi sua capital.

 

Fonte: https://letras.ufg.br/n/160087-professor-da-fl-em-missao-em-mocambique-e-recebido-pelo-reitor-da-unirovuma?atr=en&locale=en

Edital de Mestrados na UniRovuma - Extensão de Cabo Delgado

 

A Universidade Rovuma - Extensão de Cabo Delgado torna público que estão abertas, de 22 de Agosto à 22 de Setembro do ano em curso, as inscrições para o ingresso nos cursos de MESTRADO EM LINGUÍSTICA BANTU (MLB) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL (MAGE).

 

 

Para mais informações, clique aqui.

Discussão do Plano Estratégico da UniRovuma entra na fase derradeira

A Universidade Rovuma (UniRovuma) convidou, hoje, na cidade de Nampula, diferentes individualidades, entre colectivas e singulares, para auscultar as suas opiniões com vista ao enriquecimento do Plano Estratégico desenhado por esta instituição de ensino superior.

O Plano Estratégico da UniRovuma (PEUR) está a ser elaborado para um horizonte temporal de uma década (2022-2032), incorporando-se nele importantes pilares, como por exemplo infraestruturas, recursos humanos (docentes e funcionários), entre outros que possam reflectir os anseios institucionais, em particular, e dos locais onde ela está implantada, em geral.

Falando na abertura do seminário de um dia, o Secretário de Estado da província de Nampula, Mety Oreste Gondola, afirmou que o PEUR deve ser elaborado tendo em conta a realidade local, não querendo, com isso, significar que o mesmo não olhe para o País como um todo.

“Ao elaborarmos o Plano Estratégico da nossa Universidade temos que ter em consideração o que a Universidade Rovuma representa para a nossa província, em primeiro lugar, e para o País inteiro, pois o que almejamos é que ela tenha uma actuação ampla, incluindo fora das fronteiras do próprio País”, acrescentou Mety Gondola.

Para Mety Gondola, a satisfação da população da província de Nampula, em particular, e de Moçambique em geral, sobre o bom funcionamento da UniRovuma nos próximos 10 anos dependerá do grau de sinceridade que tiverem os grupos sociais convidados pela Universidade para a ajudarem na elaboração do seu Plano Estratégico.

Ele disse, mais adiante, que a UniRovuma não deve perder de vista o contexto e a realidade em que a instituição está inserida e que, por via disso, é importante que se acautelem alguns pressupostos que possam obstruir as boas intenções desta instituição de ensino superior.

O Secretário de Estado apontou o terrorismo que se implantou na província nortenha de Cabo Delgado, desde 2017, com tendência de se estender para o sul e oeste daquela região, e as mudanças climáticas cíclicas, que nos últimos anos têm sido constantes e fustigado Moçambique de forma severa.

Por sua vez, a Vice-reitora da Universidade Rovuma, Profa. Catedrática Sarifa Fagilde, disse que a elaboração do PEUR é um processo participativo com o objectivo de realizar a missão da Universidade e de dar seguimento a visão do futuro, promovendo uma ampla reflexão sobre o que deve nortear as actividades académicas e administrativas, o que resultará na proposição de medidas para o aperfeiçoamento institucional.

“Este Plano estratégico não constitui uma ruptura com o caminho que temos vindo a seguir, disse a Vice-reitora”, acrescentando que “ele parte das nossas aspirações e dos notáveis resultados alcançados anteriormente para projectar novas linhas de desenvolvimento e explorar novas oportunidades”.

A Profa. Catedrática Sarifa Fagilde sublinhou que a UniRovuma concebeu este plano para garantir que as acções e estratégias previstas possam contribuir para o desenvolvimento económico e social do País, a partir do conhecimento que se deve ter a nível local.

 

Cursos de Curta Duração

 
   

CONTACTE-NOS

Endereço:

Reitoria
Avenida Josina Machel nº 256
Caixa Postal 544
E-mail: secretariageral@unirovuma.ac.mz
Nampula-Moçambique
Campus Universitário de Napipine
Bairro de Napipine – Cidade de Nampula

Extensão do Niassa
Campus Universitário – Bairro de Nangala
Telefax: 27121520
Caixa Postal no. 04
Cidade de Lichinga
E-mail: urniassa@unirovuma.ac.mz

Extensão de Cabo Delgado
Campus Universitário de Ncoripo
Cidade de Montepuez
Caixa Postal no. 04
E-mail: unirovuma-cd@unirovuma.ac.mz
Tel. 20030181- Montepuez