Portuguese Portuguese

Notícias

Reabilitação do Antigo Lar do Instituto Industrial e Comercial

 
REITOR DA UNIVERSIDADE ROVUMA QUER OBRAS DE QUALIDADE
 
O Magnífico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma) apelou à empresa que está a reabilitar o antigo Lar de Estudantes do Instituto Comercial e Industrial de Nampula para realizar obras de qualidade e resilientes, e não improvisada, de modo a que elenquem esta instituição de ensino superior.
 
O Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos falava, na passada Sexta-feira, na reitoria da UniRovuma, na cidade de Nampula, depois de ter visitado as obras de beneficiação do antigo Lar de Estudantes do Instituto Comercial e que agora passou à gestão da Universidade Rovuma.
 
Para Brito dos Santos, é imperioso que a empresa construtora, a CONDOR, se empenhe, uma vez mais, na reabilitação do imóvel por forma que cative e capitalize mais a atenção de diferentes entidades, entre internas e externas, que, no futuro, pretendam servir-se dela.
 
A CONDOR, empresa de capitais lusos, foi a mesma que construiu o majestoso Centro Cultural da UniRovuma (CECUR), erguido num local onde em tempos foi oficina da Câmara Municipal de Nampula e, depois, da extinta Direcção Provincial de Combate às Calamidades Naturais.
 
A execução das obras estão numa fase bastante avançada, pelo menos ao nível do edifício principal, faltando a sua parte traseira, instalação eléctrica e outros arranjos, trabalhos esses inseridos na segunda fase do projecto.
 
O reitor da UniRovuma manifestou-se satisfeito com o que viu no local e deu as suas contribuições sobre alguns detalhes que devem ser feitos na obra.
 
Pouco depois de visitá-la e face aos avanços constatados, questionamos ao reitor se a instalação seria inaugurada ainda este ano, ao que Brito dos Santos respondeu: não gostaríamos de inaugurar a instalação em partes, respondeu Brito dos Santos.
 
Ele continuou dizendo que queremos fazer um trabalho completo, com todos pormenores de engenharia cumpridos e com o equipamento de escritório e outros já disponíveis no seu interior; só depois disso é que estaremos em perfeitas condições de inaugurá-la.
 
O Prof. Brito dos Santos disse, por outro lado, que a instituição que dirige pretende modernizar o Centro Cultural, com a instalação de um equipamento tecnológico de ponta, entre aparelhos de som e reprodutores de imagens no decorrer de conferências, simpósios, entre outros eventos.
 
No prosseguimento da sua visita institucional ao nível de Nampula, Brito dos Santos deslocou-se ao Campus de Napipine, onde esteve no Centro Social, construído de raiz e que ainda não entrou em funcionamento, na biblioteca e conversou com estudantes que se encontravam na Computer Farm, uma sala onde estão instalados inúmeros computadores para uso dos discentes.
 
Numa curta conversa com os estudantes, o reitor da UniRovuma afirmou que a qualidade de ensino não depende, unicamente, do apetrechamento da sala de aulas ou onde decorra o processo de aprendizagem, mas do nível de formação e preparação dos docentes.
 
Um professor melhor formado, preparado e bom pode melhor transmitir os conhecimentos aos seus estudantes, explicou Brito dos Santos, acrescentando que estamos a envidar esforços para cada vez mais capacitar os nossos professores para melhor vos servir.

EDITAL ELEITORAL [Processo de Eleição de Membros do Conselho Universitário da UniRovuma]

 

UNIVERSIDADE ROVUMA

COMISSÃO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

 

A comissão eleitoral, instituída pelo despacho do Magnífico Reitor da Universidade Rovuma, nº 39/GR/UniRovuma/010.2/2023, usando das atribuições que lhe são conferidas, torna público o presente Edital que regerá o processo eleitoral para a eleição de 03 (três) representantes do corpo docente, 01 (um) representante do corpo técnico administrativo e 01 (um) representante do corpo de investigadores, para o preenchimento de vagas no Conselho Universitário, nos termos dos Estatutos da Universidade Rovuma.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

FASES DO PROCESSO ELEITORAL DATAS
Divulgação do Edital 16 de Maio de 2023
Submissão e registo de candidaturas 22 à 25 de Maio de 2023
Homologação e divulgação das Candidaturas 27 de Maio de 2023
Interposição e análise de Recursos referente à Homologação das candidaturas 29 de Maio de 2023
Período de Campanha eleitoral 30 de Maio à 01 de Junho de 2023
Votação 02 de Junho de 2023
Apuramento dos Resultados 03 de Junho de 2023
Publicação dos Resultados 05 de Junho de 2023
Interposição de Recursos, decisão dos recursos e proclamação dos resultados finais 07 de Junho de 2023
Envio dos Resultados do Pleito eleitoral ao Reitor 09 de Junho de 2023

 

Para mais informações poderão ser obtidas através dos seguintes contactos:

844511561 | 841324645 | 825402981 | 847690850 | 847565931 | 842490790

 

Baixe o Edital Eleitoral, clicando aqui

Edital de Matrícula de Novos Ingressos – Mestrado | Edição 2023

 

A Universidade Rovuma informa ao público em geral que as MATRÍCULAS para os candidatos admitidos aos cursos de Mestrado – Edição 2023 decorrerão de 15 de Maio à 31 de Maio de 2023, conforme os locais apresentados abaixo, no horário entre 08:00 às 15:00 horas na Secretaria da Direcção do Registo Académico em Nampula e nos Departamentos de Registo Académico das Extensões.

 

NOTAS
  1. Os candidatos admitidos que não se matricularam no ano correspondente a sua admissão e nos prazos indicados no presente Edital, perdem automaticamente o direito ao ingresso à UniRovuma.
  2. Não haverá devolução de valores depositados, por distração, fora do prazo ou falta de consulta.

 

Para mais informações, clique aqui

UNIVERSIDADE ROVUMA E INSTITUTO CONFÚCIO REFORÇAM PARCERIA

A Vice-reitora da Universidade Rovuma defendeu que um ensino de qualidade se alcança com um melhor apetrechamento de sectores chaves da instituição, designadamente, laboratórios, bibliotecas e as salas de aulas, estas últimas local principal de interacção entre o discente e docente no processo de ensino e aprendizagem.
 
A Prof. Catedrática Sarifa Fagilde falava num encontro com representantes do Instituto Confúcio, uma instituição pública chinesa virada a promoção da língua e cultura chinesa e que tem com a Universidade Rovuma um Acordo de Cooperação.
 
Essa parceria é caracterizada pela presença, na UniRovuma, de docentes de mandarim, a língua mais falada na China e nas regiões subjacentes, como Hong Kong, Macau e Taiwan, os dois primeiros territórios actualmente sob administração chinesa.
 
Para a Prof. Fagilde, o ensino de qualidade constitui uma das apostas da UniRovuma, mas para a sua materialização é necessário que se apetrechem os sectores supramencionados, um objectivo que poderá estar mais próximo de se atingir com o apoio dos parceiros de cooperação.
 
No âmbito das nossas parcerias, este foi o primeiro contacto formal que a UniRovuma manteve representantes do Instituto Confúcio neste ano, acreditando-se que foi uma visita frutífera a partir da qual se pode reativar os laços de parceria já existentes, segundo a Vice-reitora desta instituição de ensino superior.
 
De acordo com a estrutura orgânica existente, O Instituto Confúcio é constituído por dois diretores executivos, sendo um chinês, o Dr. Jichao Liu, e outro moçambicano, o Dr. Yassine Chicombe, ambos revestidos de iguais poderes de decisão.
 
Intervindo no encontro, Jichao Liu manifestou a sua inquietação pelo fraco efectivo de docentes para a língua chinesa e a escassez de obras do mandarim nas bibliotecas da UniRovuma como os actuais desafios do Confúcio.
 
Ele adiantou como proposta para minimizar essas duas questões a instalação de um escritório no Campus Universitário de Napipine, o qual facilitaria a execução de alguns processos pedagógicos e administrativos.
 
O representante chinês manifestou a sua satisfação pelo facto de este ano saírem da UniRovuma os primeiros finalistas de Licenciatura em Língua chinesa, depois da Universidade Eduardo Mondlane, que gradua pela quinta vez diplomados neste idioma.
 
Por seu turno, o Dr. Yassine Chicombe considerou que o Instituto Confúcio pretende aumentar o número de falantes do mandarim em Moçambique e conhecedores da literatura e cultura chinesas.
 
“É neste sentido que tanto a Universidade Rovuma quanto a Eduardo Mondlane se comprometem a formar falantes da língua chinesa como primeira projecção, por isso mesmo introduzimos as licenciaturas em Cultura e Literatura chinesa em Maputo (UEM) e em Nampula (UniRovuma)”, precisou Yassine Chicombe.
 
Do lado da UniRovuma estiveram presentes neste primeiro encontro formal entre as duas instituições, para além da Vice-reitora, a directora da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, a Profa. Denisse Omar, o diretor-adjunto Pedagógico, Prof. Feliciano Pedro, e o diretor-adjunto para Pesquisa e Extensão, Prof. Felizardo Pedro.
 
Participaram, igualmente, na reunião o director do Gabinete de Comunicação e Cooperação, Prof. António Pereira, a diretora de curso de mandarim, a Mestre Sónia Cumbe, e a Mestre Alzira Giramo, do Gabinete de Comunicação e Cooperação.
 
O Instituto Confúcio fez-se representar pelo Dr. Yassine Chicombe, director executivo pela parte moçambicana, Dr. Jichao Liu, diretor executivo pela chinesa, a Dra. Zhou Lingmei e o Dr. Zhang Qichang, docentes, e o Dr. José Carlos Soto, membro do Corpo Técnico Administrativo.

CONTACTE-NOS

Endereço:

Reitoria
Avenida Josina Machel nº 256

Tel.: (+258) 840731777
Caixa Postal 544
E-mail: secretariageral@unirovuma.ac.mz
Nampula-Moçambique
Campus Universitário de Napipine
Bairro de Napipine – Cidade de Nampula

Extensão do Niassa
Campus Universitário – Bairro de Nangala
Telefax: 27121520
Caixa Postal no. 04
Cidade de Lichinga
E-mail: urniassa@unirovuma.ac.mz

Extensão de Cabo Delgado
Campus Universitário de Ncoripo
Cidade de Montepuez
Caixa Postal no. 04
E-mail: unirovuma-cd@unirovuma.ac.mz
Tel. 20030181- Montepuez