Notícias

Seminário Internacional "A Investigação e o Ensino da Ação Humanitária em Universidades de Países de Língua Portuguesa"

Assistir à conferência: https://youtu.be/_DpTK810bQs

Reitor da UniRovuma pede mais pragmatismo aos novos quadros dirigentes

O Magnífico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutor Mário Brito dos Santos, pediu aos novos quadros dirigentes um maior pragmatismo nas suas acções, privilegiando o companheirismo, o profissionalismo e a comunicação em prol dos objectivos perseguidos por esta instituição de ensino superior.

Dos Santos falava na tarde desta Segunda-feira, em Nampula, depois de empossar novos directores, directores-adjuntos, chefes de departamentos e de repartições, num total de 19 quadros.

Para o Magnífico reitor, “ser chefe não depende de idade, de longa experiência, de um sorriso simpático, mas da predisposição de trabalhar em colectivo, depende de saber tratar os bens públicos, saber ouvir e comunicar-se em tempo útil.”

Ele exigiu aos empossados muita responsabilidade e comunicação, este último desiderato considerado pelo reitor como um autêntico calcanhar de Aquiles na instituição, acrescentando que “não encontramos, ainda, um antídoto, uma vacina para estancar este mal”.

Segundo o Prof. Brito dos Santos, com o juramento dos novos dirigentes dá-se início o percurso para resolver-se o problema comunicacional dentro da instituição, visto que a sã comunicação acalma as mentes, resolve eventuais os problemas ajuda os funcionários a melhor se compreenderem.

“Muitas vezes, nós nos abstemos em comunicar aos nossos colegas algo institucional em tempo útil, esperando que haja problemas onde não deviam existir”, sublinhou dos Santos.

Dentre os empossados figuram os Mestres Juma Muteliha, nomeado para o cargo do Assessor para a área Administrativa e Finanças, Alcido Juaniha, para Director Financeiro, Lucília Consolo, para o Centro de Conferências da UniRovuma.

Tomaram igualmente posse os Prof. Jaime Murambire, para o cargo do Director Cientifico, Arlindo Juliasse, Director-adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia, chefes de Departamento e Repartições para as área académicas e administrativas.

Publicado Edital do Doutorado na UniRovuma

O período de inscrições é de 11 a 27/10/2021.

Foi publicado o Edital para seleção de Doutorado no âmbito do Projeto de Cooperação Institucional (PCI) entre o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG e a Universidade de Rovuma (UniRovuma), em Nampula, Moçambique. Este PCI foi homologado pela Capes, no último dia 23 de setembro de 2021 e o curso terá início em março de 2022.

O edital pode ser acessado aqui.

Para mais informações: https://pos.letras.ufg.br/

UniRovuma introduz cursos de Mestrado

As Universidades Rovuma (UniRovuma) e Técnica de Moçambique (UDM) abriram, oficialmente, dois cursos de Mestrado em Docência de Engenharia e em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis, através de uma parceria entre estas duas instituições de ensino superior.

Os cursos foram abertos pelos Magníficos reitores da UniRovuma e UDM, respectivamente, o Prof. Doutor Mário Brito dos Santos e o Prof. Catedrático Severino Ngoenha, nas instalações da Reitoria da primeira instituição, presenciadas, igualmente, por quadros seniores destas duas Universidades.

Falando na ocasião, o reitor da UniRovuma considerou que o curso de Mestrado em Energias Renováveis, a ser implementado em Nampula, constitui uma mais-valia para a sua instituição e para o público que vai beneficiar do mesmo aderir.

Os cursos vão ajudar, também, aos docentes actualmente em função, visto que uma parte deles foi recentemente formada com o grau de Licenciatura, sendo necessário que eles aumentem os seus conhecimentos e a devida qualidade, indo ao encontro do perfil da UniRovuma.

O curso será leccionado em modalidade híbrida, isto é, em plataforma virtual e presencial. Neste momento, um dos cursos, o de Engenharia e Gestão de Energias Renováveis, está completamente preenchido, faltando o de Docência em Engenharia.

CONTACTE-NOS

Endereço: