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brevemente

VISÃO

A Universidade Rovuma pretende ser uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência no processo de ensino e aprendizagem e nos serviços de pesquisa e extensão a nível nacional, regional e internacional.

MISSÃO

A Universidade Rovuma tem como missão formar técnicos superiores com qualidade de modo a que contribuam de forma criativa para um desenvolvimento económico sociocultural sustentável.

VALORES

Excelência Académica | Cultura Académica | Liberdade de Pensamento e de expressão | Autonomia | Internacionalização | Humanismo e Integridade | Igualdade e Equidade | Reforço da cidadania, do patriotismo, da consciência cívica e ética | Laicidade | Inserção comunitária | Inovação e criatividade

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Bem-vindo!

MSc. Bruno Alfredo Gamito
Director da Direcção

 

A DTIC da Universidade Rovuma, situada no Campus Universitário de Napipine, visa proporcionar um serviço especializado a toda comunidade académica da UniRovuma em particular e, a sociedade civil em geral.

1. Constituem principais funções da Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação, as seguintes:

a) elaborar propostas de planos de introdução das novas tecnologias de informação e comunicação na instituição;

b) propor a definição de padrões de equipamento informático, hardware e software a adquirir para a instituição;

c) providenciar à Comunidade Académica a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas suas práticas de ensino e aprendizagem, sejam elas centradas nas salas de aula ou em projectos de âmbito mais alargado;

d) desenvolver e executar aplicações informáticas para o controle, registo e divulgação das actividades académicas, administrativas e de pessoal da Universidade;

e) disponibilizar serviços informáticos partilhados a todas as pessoas nas diversas unidades universitárias, contribuindo para a produtividade e satisfação dos diversos agentes da UniRovuma nas suas actividades diárias;

f) promover a utilização eficaz de sistemas de gestão e informação que permitam melhorar a comunicação institucional;

g) estabelecer redes de comunicação e fomentar o trabalho colaborativo entre os vários actores do sistema educativo;

h) melhorar a visibilidade do trabalho da Instituição e o seu envolvimento na comunidade onde se integra;

i) prestar a assistência técnica, no domínio de informática, aos serviços administrativos prestados pela UniRovuma;

j) exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

 

2. A Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação é dirigida por um Director dos Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.

3. A Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação tem a seguinte estrutura:

(a) Departamento de Assistência Técnica e Redes, que integra as seguintes Repartições:

i. Repartição de Manutenção e Help Desk;

ii. Repartição de Redes.

(b) Departamento de Desenvolvimento de Aplicações e Projectos.

 

ORGANOGRAMA DA DTIC

 

1. São funções do Departamento de Assistência Técnica e Redes:

a) fazer a manutenção de Hardware, software e upgrades;

b) definir de padrões de equipamentos de TIC´s para a UniRovuma;

c) garantir a segurança dos servidores, Workstations e laboratórios;

d) promover o desenvolvimento e manutenção da rede da UniRovuma;

e) garantir a autentificação de usuários;

f) exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Departamento de Assistência Técnica e Redes é dirigido por um Chefe de Departamento Central nomeado pelo Reitor.

 

1. São funções da Repartição de Manutenção e Help Desk:

a) realizar a manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos informáticos da Instituição;

b) organizar e controlar a recepção e a entrega dos equipamentos encaminhados pelas unidades para manutenção;

c) avaliar equipamentos informáticos com a finalidade de distribuição para as diferentes Unidades Orgânicas;

d) realizar o atendimento aos usuários em relação à instalação, actualização, configuração e utilização de software e hardware;

e) proceder à avaliação inicial, acompanhar os incidentes e reclamações e monitorá-los;

f) comunicar mudanças de equipamentos e sistemas informáticos nos diferentes níveis de serviços;

g) manter os usuários informados sobre os processos das TIC’s;

h) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Repartição de Manutenção e Help Desk é dirigido por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.

 

1. São funções da Repartição de Redes:

a) desenvolver, manter e expandir a rede física e virtual da instituição;

b) realizar upgrades da rede (LAN, WLAN e MAN);

c) garantir a segurança da rede, da política e das directrizes do uso da rede;

d) prover e manter os serviços da rede corporativa da instituição;

e) exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Repartição de Repartição de Redes é dirigido por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.

 

1. São funções do Departamento de desenvolvimento de Aplicações e projectos:

a) desenvolver, adaptar e manter sistemas de informação necessários à instituição;

b) fazer análise de sistemas e criar, gerir a base de dados;

c) apoiar, actualizar e coordenar a manutenção do Sistema de Informação para gestão;

d) desenhar projectos para o desenvolvimento de sistemas de informação da instituição;

e) propor e actualizar a política de informática da instituição;

f) velar pela formação e capacitação dos funcionários e agentes do estado da instituição em matéria de TIC’s;

g) exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Departamento de Desenvolvimento de Aplicações e Projectos é dirigido por um Chefe de Departamento Central nomeado pelo Reitor.

 

Horário de Atendimento aos Estudantes: das 10h00 às 14h00 (segunda, quarta e sexta-feira)