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brevemente

VISÃO

A Universidade Rovuma pretende ser uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência no processo de ensino e aprendizagem e nos serviços de pesquisa e extensão a nível nacional, regional e internacional.

MISSÃO

A Universidade Rovuma tem como missão formar técnicos superiores com qualidade de modo a que contribuam de forma criativa para um desenvolvimento económico sociocultural sustentável.

VALORES

Excelência Académica | Cultura Académica | Liberdade de Pensamento e de expressão | Autonomia | Internacionalização | Humanismo e Integridade | Igualdade e Equidade | Reforço da cidadania, do patriotismo, da consciência cívica e ética | Laicidade | Inserção comunitária | Inovação e criatividade

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1. São funções da Direcção de Finanças:

  1. Elaborar, em coordenação com o Gabinete de Administração, Planificação e Desenvolvimento Institucional, o orçamento da Universidade;
  2. Operacionalizar os processos de pagamento de salários aos funcionários e agentes do estado em coordenação com a Direcção de Recursos Humanos;
  3. Controlar a evolução das despesas realizadas na Universidade;
  4. Apresentar, anualmente um relatório circunstanciado das suas actividades incluindo o relatório financeiro da Universidade;
  5. Elaborar o orçamento anual da Universidade, acompanhando e controlando a sua execução, assim como a dos projectos financiados com recursos adicionais;
  6. Controlar a gestão dos recursos financeiros, contabilizar receitas, despesas e efectuar pagamentos autorizados;
  7. Preparar os documentos de prestação de contas, bem como a conta gerência, a submeter à aprovação do Conselho Universitário;
  8. Promover a confirmação de cabimento orçamental para o provimento e recrutamento de pessoal e para a realização de outras despesas;
  9. Emitir as declarações de rendimento dos funcionários e agentes do Estado;
  10. Operacionalizar o processamento de vencimentos e abonos em coordenação com a Direcção de Recursos Humanos;
  11. Elaborar pedido de recursos financeiros junto ao Estado, para a despesa geral da Universidade;
  12. Propiciar treinamento ao pessoal vinculado aos sistemas financeiro-orçamentais;
  13. Manter o registo contabilístico de todos os actos administrativos que criem ou extingam direitos e obrigações, ou ainda tenham repercussão imediata ou mediata sobre o património da Universidade;
  14. Manter na Tesouraria os serviços de pagamentos e recebimentos e realizar as conciliações bancárias;
  15. Elaborar os processos de prestações de contas em conformidade com as exigências legais ou convénios;
  16. Elaborar balancetes mensais, providenciando as suas remessas aos órgãos competentes;
  17. Coordenar centralmente o processo de recebimento de recursos provenientes de outras fontes;
  18. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Direcção de Finanças é dirigida por um Director dos Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior coadjuvado por um Director Adjunto, ambos nomeados pelo Reitor.