Av. Josina Machel, 256,

EDITAL

MESTRADO EM SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1. INTRODUÇÃO
A Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas e Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas, Direcção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Departamento da Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula tornam público que estão abertas, de 07 de Agosto a 07 de Setembro de 2017, as inscrições para o curso de Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento. O curso de Mestrado em sociologia do Desenvolvimento visa atender à necessidade de formação dos licenciados em Sociologia, Antropologia e outras áreas afins.

2. ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E DURAÇÃO DO CURSO
O curso de Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento decorre em regime presencial. O curso tem a duração de 4 semestres, correspondente a dois anos. A avaliação final de cada módulo é feita a partir de um ensaio que proporcionará acumulação de créditos. Os planos de estudo são constituídos por três componentes:
1) Bloco Geral – dá subsídios necessários de carácter genérico ao curso;
2) Bloco de especialização – é parte central da formação e é constituído por disciplinas que oferecem oportunidade para o estudo aprofundado de um aspecto específico da área;
3) Bloco de dissertação – visa orientar o mestrando na integração de conhecimento técnicos ou científicos que lhe permitam elaborar a dissertação.

3. LINHAS DE PESQUISA
Os projectos dos candidatos poderão incidir sobre:
✓ Políticas de Desenvolvimento;
✓ Desenvolvimento Sustentável;
✓ Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais;
✓ Sociedade, Ruralidade e Economia;
✓ Teoria e Metodologia em Sociologia.

4. INICIO DAS AULAS
As aulas têm o seu início em Outubro de 2017 no Campus de Napipine, na Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula, na cidade de Nampula.

5. ELEGIBILIDADE
Podem candidatar-se ao Mestrado titulares com o grau de Licenciatura em Sociologia, em Antropologia e áreas afins, que tenham concluído com a classificação mínima de 13 valores.

6. PROCEDIMENTOS PARA A CANDIDATURA
No acto de candidatura, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:
1. Uma carta de candidatura dirigida ao Director da Delegação, indicando a motivação da candidatura;
2. Ficha de candidatura a ser obtida na secretaria da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula;
3. Fotocópia autenticada do Certificado/ Diploma de Licenciatura ou equivalente;
4. Fotocópia autenticada do B.I ou Passaporte;
5. Curriculum Vitae (indicando aspectos relevantes, máximo de 3 páginas);
6. Duas cartas de recomendação de profissionais do ramo, com o nível de Doutoramento;
7. Talão de depósito de 2000,00 Mt (Dois Mil Meticais) a favor da Universidade Pedagógica Delegação de Nampula, do Banco Barclays, nº 0314106000071, não reembolsável e, entregue a secretaria do Departamento da Pós-graduação, em Napipine, nas horas normais do expediente;
8. Projecto de pesquisa.

O prazo da entrega da documentação – 07 de Setembro de 2017.

7. VAGAS DISPONÍVEIS
O Mestrado em Sociologia possui 30 vagas.

8. PUBLICAÇÃO DE RESULTADOS
A publicação das listas dos candidatos seleccionados será na primeira quinzena de Outubro de 2017.

9. MATRÍCULA E PROPINAS
Os Candidatos apurados deverão adquirir os impressos na Secretaria da Pós-Graduação.
• Taxa de matricula é de 6.000,00 Mt (Seis mil meticais);
• Propina mensal é de 8.250, 00 mt (oito mil e duzentos e cinquenta meticais) durante 10 meses por ano.

Para baixar o documento, clique aqui