Edital de Abertura de Concurso de Bolsas de Estudo para Candidatura e Renovação para o Ano Lectivo de 2021

1. Tipos de Bolsas
  • Bolsa Reduzida (111 vagas), que contempla a isenção de taxas de inscrição semestral e pagamentos de subsídio monetário de bolsa, excluindo o alojamento e alimentação, e tem por beneficiário o estudante que, comprovadamente, se mostrar carente de meios económico-financeiros para suportar o acesso, decurso e conclusão do curso;

  • Bolsa por Mérito (76 Vagas), que contempla a isenção de taxas de inscrição semestral e pagamentos de subsídio monetário de bolsa, excluindo o alojamento e alimentação, sendo atribuída ao estudante que, comprovadamente, tiver tido bom aproveitamento pedagógico (Média igual ou superior a 16 valores) e constitua um talento por promover e desenvolver, independentemente da sua idade e da sua situação socioeconómica, desde que nunca tenha sido excluído ou reprovado, desde o ano da sua matrícula, em nenhuma das disciplinas a que devia estar inscrito, de acordo com o plano de estudos;
  • Isenção (114 Vagas) – dispensa de pagamento de propinas.

Regulamento de Bolsa de Estudos para os Estudantes da Universidade Rovuma

CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 1
(Objecto)

O presente Regulamento estabelece as regras e procedimentos para o acesso à Bolsa de Estudo concedida pela Universidade Rovuma aos seus estudantes, bem como os direitos e deveres inerentes aos beneficiários.

Artigo 2
(Âmbito)
  1. O presente Regulamento aplica-se à todas, unidades orgânicas, direcções e serviços centrais da UniRovuma que gerem bolsas de Estudo, bem como a todos os Estudantes dos Cursos ministrados na UniRovuma.
  2. O presente regulamento aplica-se, igualmente, aos Estudantes que estejam em regime de mobilidade UniRovuma, e pretendam se beneficiar das bolsas previstas no presente Regulamento.
Artigo 3
(Fins da Bolsa de Estudo)
A bolsa de estudo para estudantes é um apoio financeiro e/ou material concedido pelo Estado, através da Universidade, como contributo para fazer face aos encargos inerentes à formação, dos estudantes que reúne os requisitos exigidos para o efeito.