secretariageral@unirovuma.ac.mz

UniRovuma poderá alterar o calendário académico

A Universidade Rovuma poderá alterar o calendário académico do presente ano lectivo, devido à interrupção das aulas como uma das medidas anunciadas pelo governo moçambicano a 20 de Março passado, para conter a propagação da pandemia do coronavírus, que já matou em todo o mundo mais de 40 mil pessoas.

O anúncio foi feito esta manhã, no Campus Universitário de Napipine, pelo director académico da UniRovuma, Prof. Doutor Adelino Inácio Assane, falando em conferência de imprensa assistida por jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social.

O Prof. Adelino Assane disse que a provável alteração do calendário académico terá em conta a alguns desafios surgidos no quadro das medidas governamentais, agravadas esta Quarta-feira com a entrada em vigor do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e ractificado pela Assembleia da República, na noite de Terça-feira.

‘’De acordo com o calendário académico, as aulas do primeiro semestre terminam na primeira semana de Junho, mas poderemos prolongá-las até ao fim desse mês, e as do segundo poderão ocorrer até Dezembro’’, explicou Adelino Assane.

Face às medidas de precaução contra o Covid-19, a UniRovuma suspendeu as aulas e tutorias presenciais na modalidade de ensino à distância, conferências, reuniões, entre outros eventos que reunam mais de 50 pessoas.

O director académico acrescentou, ainda, que os docentes foram orientados para elaborarem e disponibilizarem aos estudantes textos de apoio e fichas de consolidação para todos os cursos até o dia 23 de Abril.

Para esse efeito, poderão ser usados todos os meios e plataformas disponíveis, designadamente, endereços electrónicos, o Sigeup, o Google Classroom, e neste momento está-se a trabalhar em uma plataforma “moodle” para se leccionarem aulas enquanto durar a suspensão.

A direcção académica, segundo o respectivo director, deverá, junto das unidades académicas, elaborar um plano de recuperação de aulas a vigorar logo depois da suspensão do encerramento das instituições de ensino, o que poderá incluir a realização de actividades lectivas aos sábados.

‘’A Universidade Rovuma esta empenhada na adopção de medidas de prevenção do coronavirus e nos comprometemos a tudo fazer para que as actividades de ensino, pesquisa e extensão previstas para este ano sejam realizadas com as possíveis adaptações, tendo em conta as exigências do momento’’, frisou o Prof. Doutor Adelino Inácio Assane.