secretariageral@unirovuma.ac.mz

Posto Administrativo de Namaíta possui excelentes condições agroecológicas

O Posto Administrativo de Namaíta tem excelentes condições agroecológicas e solos favoráveis para as actividades práticas e de investigação que respondam às necessidades dos cursos agro – alimentares a serem introduzidos na Universidade Rovuma, a partir de 2021.

A constatação é da direção da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias (FCAA), depois de uma visita de mais de seis horas àquela região, realizada, recentemente, pela cúpula desta unidade académica, com o fim de avaliar o potencial da zona para a viabilização dos referidos cursos.

O Posto Administrativo de Namaíta situa-se a pouco mais de 30 quilómetros a sul da cidade de Nampula pela Estrada Nacional número 1, e é uma região considerada tradicionalmente rica em termos agrícolas.

A visita incluía, igualmente, a Direção do Património, concretamente os departamentos de Logística e Inventários, e a mesma visava inteirar-se do local onde se projecta instalar a Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias.

A região não apenas está revestida de boas condições agro - ecológicas, como também dispõe de uma represa que, para o diretor da FCAA, Prof. Doutor Pompilio Vintuar, é de extrema importância para o sistema de irrigação que deve ser aproveitado pelas comunidades circunvizinhas.

A represa vai servir como instrumento de aulas práticas, de investigação e didácticas para os estudantes que forem a frequentar os cursos para ali projectados.

Por outro lado, a direcção da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias foi recebida, em audiência, pelo director provincial da Indústria e Comércio, Norberto Narciso, num encontro integrado num leque de tantos outros programados por esta unidade orgânica com instituições ligadas à área agro alimentar e industrial.

Os encontros, segundo o Prof. Vintuar, têm o objectivo de consolidar as parcerias com vista a ajustar as acções da faculdade, como instituição de produção, divulgação e disseminação de conhecimento, com as das instituições fazedoras de políticas neste ramo de actividade.

Norberto Narciso acolheu, satisfatoriamente, a iniciativa da FCAA e manifestou o interesse para colaboração mútua, principalmente no que tange aos estágios de estudantes da UniRovuma e a implementação conjunta de projectos de estudos de viabilidade dos mercados da indústria agro - alimentar da província de Nampula.