visualização: 691

O director provincial da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional do Niassa, Geraldo Macalane, garantiu o apoio da sua instituição à Universidade Rovuma (UniRovuma) em diferentes vertentes, de modo a que, gradualmente, se consolide nesta província do norte do País.

Macalane falava à margem da audiência que concedeu ao Magnífico Reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, num encontro que serviu para a apresentação do reitor à instituição que tutela o ensino superior e técnico profissional no País.

O director explicou que esse apoio visará, nomeadamente, a área administrativa, académica e pedagógica e a pesquisa, que as considerou como vitais para o funcionamento de uma instituição de ensino superior.

“Estamos prontos para prestarmos o nosso apoio a esta nova universidade, de forma a ajudá-la a crescer e consolidar-se nesta cidade, em particular, e na província do Niassa, em geral”, disse o director provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Provincial.

Dando a sua opinião em relação à criação da UniRovuma, resultante da reestruturação da Universidade Pedagógica, Geraldo Macalane disse ter sido “a melhor coisa que aconteceu”, pois a UP já era uma estrutura pesada, por um lado, e por outro “isso permite abrirmos uma nova página na vida da anterior instituição”.

“Espero que não seja apenas o surgimento, da extinta UP, de outras universidades com outros nomes, mas que a UniRovuma despolete outros aspectos notáveis e positivos, abra novos cursos e se dedique muito mais à pesquisa”, concluiu.

Depois do encontro do MR com o director da Ciência e Tecnologia, no qual esteve presente, também a directora da Extensão do Niassa, Prof. Dra. Alice Freia, o Prof. Brito dos Santos visitou as instalações da DPCTESTP e dialogou com os funcionários desta instituição pública.

Vasco da Gama