secretariageral@unirovuma.ac.mz

A planificação é imprescindível para o alcance da qualidade de ensino

A Vice-reitora da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutora Sarifa Fagilde, afirmou hoje que a planificação é um requisito imprescindível para o alcance da qualidade do processo de ensino e aprendizagem que se deseja, nos seus diferentes níveis.

A Prof. Fagilde falava na abertura da segunda fase de capacitação do corpo docente da UniRovuma, a decorrer no Campus de Napipine, na cidade de Nampula, até o próximo Sábado, dia 22.

Fazem parte da capacitação docentes apurados no concurso público recentemente lançado nesta instituição superior e os que vão leccionar na modalidade de ensino aberto e à distância, nas cidades de Nampula e Nacala e nos Centros de Recursos de Angoche e Ribaue.

“Sem a planificação das nossas aulas teremos dificuldades de alcançar os nossos objectivos e os nossos estudantes não terão disponível um ensino e aprendizagem com a qualidade que desejamos para o sucesso desta actividade”, disse.

Segundo a fonte, o objectivo da capacitação é o de aprimorar os conhecimentos necessários à actividade docente e facilitar a familiarização com os instrumentos de trabalho implementados na Universidade Rovuma aos docentes apurados.

Esse facto revela o compromisso que a UniRovuma tem com a formação de estudantes, tanto os da modalidade de ensino presencial como os de ensino à distância, de acordo com a Vice-reitora, a qual destacou a ética e deontologia profissional e a modalidade de ensino à distância, dentre os temas em discussão na presente capacitação.

Para Sarifa Fagilde, a ética e deontologia profissional constitui um tema actual, uma vez que é preciso “estarmos cientes das nossas obrigações e do que devemos fazer ou não, qual é o nosso compromisso como docentes e educadores, como ser e estar na profissão assim como na sociedade”.

Este tema, acrescentou, interliga-se com o de assiduidade docente, pois o cumprimento de normas impele-nos a refletir sobre a nossa presença, ou ausência, no local de trabalho.

Quanto à modalidade de ensino à distância, a Vice-reitora considerou que esta requer professores comprometidos com a aprendizagem dos estudantes que, por várias razões, optaram por este regime de ensino.

Aos tutores de especialidade ou gerais, a Prof. Doutora Sarifa Fagilde avisou que para o sucesso desta actividade eles devem ter em conta o tempo de produção dos materiais auto instrucionais e conversar com os discentes através da plataforma já existente.

“Não queremos tutores de especialidade que mesmo não disponibilizando material na plataforma, no fim do semestre aplicam exames aos estudantes”, avisou.

“Para construirmos a universidade de qualidade, excelência e que seja uma referência nacional e internacional precisamos de trabalhar arduamente e estarmos comprometidos com a causa que abraçamos”, finalizou a Vice-reitora da UniRovuma.

Vasco da Gama