visualização: 1320

Reitor da UniRovuma pede celeridade na tramitação de documentação relevante

O Magnífico Reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, exigiu uma maior celeridade na tramitação da documentação inerente ao pleno funcionamento desta nova instituição de ensino superior, saída da extinta Universidade Pedagógica.

 

Brito dos Santos falava Quarta-feira, no Campus de Napipine, na cidade de Nampula, naquilo que constituiu a última reunião do Conselho de Direcção alargado, no qual se debateram assuntos discutidos no retiro realizado em Março na cidade portuária de Nacala e os relacionados com a instalação da máquina funcional da UniRovuma.

Dentre os documentos que devem ser de tratamento imediato fazem parte a solicitação ao Governo para que este aponte os quatro membros que farão parte do Conselho Universitário da UniRovuma, a emissão do alvará e a elaboração do Regulamento Geral Interno (RGI).

Segundo os estatutos da UniRovuma, dentre outras personalidades, incluindo o próprio reitor, o Conselho Universitário deve ser constituído por quatro membros indicados pelo Governo, e o desejo do Magnífico Reitor é que até finais do corrente mês este organismo entre em funcionamento.

Farão, igualmente, parte do CU dez docentes da instituição que sairão das eleiçoes a serem preparadas e realizadas ainda este mês, entidades da sociedade civil e representantes de estudantes.

Por outro lado, o Magnífico Reitor da UniRovuma anunciou que um encontro transitório será realizado de 10 à 12 deste mês, na cidade de Nampula, no qual farão parte, para além de quadros anfitriões, os directores e funcionários séniores das delegações de Lichinga e Montepuez, pertencentes, igualmente, à extinta UP.

O encontro vai discutir os estatutos desta nova universidade, escolher a melhor estratégia para responder às imposições que definem o funcionamento de instituições de ensino superior no país, elaborar o regulamento que regerá a eleição de membros do Conselho Universitário, entre outros pontos.

A UniRovuma foi criada no quadro da reestruturação da Universidade Pedagógica, acção de que resultou, igualmente, na constituição de mais quatro instituições similares, nomeadamente, a UniLicungo, a UniPunguè, a UniSave e a Universidade Pedagógica de Maputo.

Segundo o Decreto Ministerial 7/2019, que cria a UniRovuma, a sede da instituição é Nampula, onde, por regra, funcionará a reitoria e outras direcções centrais, tendo o respectivo reitor sido apresentado na passada Quarta-feira, numa concorrida cerimónia.

Vasco da Gama