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brevemente

VISÃO

A Universidade Rovuma pretende ser uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência no processo de ensino e aprendizagem e nos serviços de pesquisa e extensão a nível nacional, regional e internacional.

MISSÃO

A Universidade Rovuma tem como missão formar técnicos superiores com qualidade de modo a que contribuam de forma criativa para um desenvolvimento económico sociocultural sustentável.

VALORES

Excelência Académica | Cultura Académica | Liberdade de Pensamento e de expressão | Autonomia | Internacionalização | Humanismo e Integridade | Igualdade e Equidade | Reforço da cidadania, do patriotismo, da consciência cívica e ética | Laicidade | Inserção comunitária | Inovação e criatividade

1. São funções do Gabinete de Auditoria Interna:

  1. Realizar auditorias de carácter regular;
  2. Realizar auditorias especiais ou ocasionais para apurar denúncias ou suspeitas de irregularidades, ou para outras diligências que devem ser efectuadas com o conhecimento do Reitor.
  3. Monitorar as avaliações externas a que se submeta a Universidade;
  4. Promover a sensibilização da comunidade universitária para o processo avaliativo dos resultados das auditorias;
  5. Apresentar relatórios das auditorias e monitorar a implementação das recomendações das auditorias anteriores;
  6. Assessorar os diversos sectores e Unidades Orgânicas em matéria da sua competência;
  7. Exercer outras funções decorrentes da lei.
  8. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Gabinete de Auditoria Interna é dirigido por um Director de Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior nomeado pelo Reitor.

1. São funções do Gabinete Jurídico:

  1. Realizar estudos, emitir pareceres e prestar informações de natureza jurídica;
  2. Prestar apoio jurídico em matéria de processos disciplinares, de inquérito e de averiguações;
  3. Colaborar na preparação de instrumentos jurídicos nos quais os órgãos da Universidade sejam parte, designadamente quanto à adequação do seu articulado para os fins em vista e a sua conformidade com a lei;
  4. Promover a intervenção nos processos de contencioso administrativo em que os órgãos da Universidade sejam parte;
  5. Assegurar a recolha, o tratamento e a difusão da legislação, jurisprudência e doutrina relevantes na prossecução das atribuições da Universidade.
  6. Emitir pronunciamentos por meio de informações e pareceres conclusivos sobre processos e questões que lhe forem submetidas pelo Reitor;
  7. Propor ao Reitor a fixação de critérios para a formação jurídica de actos normativos;
  8. Assessorar os dirigentes dos órgãos de direcção superior nos estudos e na elaboração de anteprojetos, projectos, planos e programas;
  9. Promover e acompanhar quaisquer acções judiciais em que a Universidade for autora, ré, assistente ou oponente, adoptando as providências necessárias à defesa dos interesses da Instituição;
  10. Manter o controlo do andamento dos processos relativos às causas em que a Universidade for parte;
  11. Manter codificada e indexada toda a legislação de interesse da Universidade, podendo, para isso, recorrer aos órgãos responsáveis pela aquisição do acervo bibliográfico da Instituição;
  12. Examinar, sob o ponto de vista legal, convénios, acordos e contratos em que a Universidade for interessada e antes de serem firmados pelas partes;
  13. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Gabinete Jurídico é dirigido por um Director de Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior nomeado pelo Reitor.

1. São função gerais do Gabinete do Reitor:

  1. Assegurar as funções administrativas e protocolares do Reitor, dos Vice-Reitores e dos Assessores;
  2. Conceber e submeter à aprovação do Reitor o plano de actividades do Gabinete e velar pela sua implementação e avaliação sistemática;
  3. Organizar o programa de trabalho do Reitor e dos Vice-Reitores;
  4. Assegurar a gestão do expediente dirigido ao Reitor e aos Vice-Reitores;
  5. Organizar o expediente dirigido ao Reitor e aos Vice-Reitores e submeter ao despacho;
  6. Garantir que os assuntos submetidos ao Reitor e aos Vice-Reitores sejam despachados em tempo útil, previsto na lei;
  7. Garantir a comunicação e divulgação das decisões tomadas pelo Reitor e Vice-Reitores aos visados;
  8. Garantir a organização e secretariado das reuniões orientadas pelo Reitor e Vice-Reitores, através do Secretariado Executivo dos Orgãos Colegiais (SEOC) e alguns dos participantes, se necessário;
  9. Coordenar e facilitar a comunicação entre o Reitor, Vice-Reitores e outras instituições;
  10. Coordenar e facilitar a comunicação entre o Reitor, Vice-Reitores e outros órgãos de gestão da UniRovuma;
  11. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Gabinete do Reitor é dirigido por um Director de Gabinete de Reitor de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.

1. São funções do Gabinete de Administração, Planificação e Desenvolvimento Institucional:

  1. Coordenar a elaboração de planos e programas para implantá-los e acompanhar a sua execução;
  2. Propor directrizes globais para o desenvolvimento institucional da Universidade;
  3. Realizar estudos sobre a estrutura organizacional da Universidade, recomendando as mudanças necessárias para a melhoria organizacional.
  4. Orçamentar as actividades planificadas;
  5. Apresentar regularmente a proposta do plano de actividades e orçamento anual e quinquenal, incluindo o plano estratégico da Universidade;
  6. Apresentar relatórios anuais de actividades da Universidade;
  7. Emitir, quando for o caso, parecer sobre convénios, contratos, ajustes e acordos, compatibilizando-os com os planos e programas gerais da Universidade;
  8. Propor o programa de expansão da Universidade, no qual deverão estar estabelecidos a ordem de prioridade das diferentes etapas e a planificação geral;
  9. Elaborar, supervisionar, acompanhar a execução de projectos estabelecidos no programa de expansão física da Universidade;
  10. Realizar estudos sobre a utilização do espaço físico e instalações da Universidade, propondo medidas tendentes à obtenção da máxima eficiência de seu uso;
  11. Pronunciar sobre a abertura de créditos adicionais e sobre a aplicação do activo financeiro líquido para atendimento de despesas;
  12. Estabelecer fluxos permanentes de informações entre os demais órgãos, a fim de facilitar os processos de tomada de decisão e coordenação das actividades da Universidade;
  13. Realizar estudos sobre estruturas e procedimentos administrativos, propondo medidas para o seu contínuo aperfeiçoamento maior eficiência na execução das actividades da Universidade;
  14. Promover a avaliação institucional da Universidade;
  15. Analisar informações internas e externas à Universidade, necessárias à avaliação das áreas da sua actuação;
  16. Proceder à elaboração e divulgação da estatística oficial da Universidade após harmonização com as demais direcções dos serviços centrais e unidades orgânicas da UniRovuma.
  17. Monitorar a execução dos planos de actividades e de orçamentos de todas as unidades da universidade;
  18. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Gabinete de Administração, Planificação e Desenvolvimento Institucional é dirigido por um Director dos Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.

1. São funções do Gabinete de Comunicação e Cooperação:

  1. Promover parcerias que contribuam para prossecução dos objectivos da Universidade;
  2. Coordenar programas e projectos de relações nacionais e internacionais da UniRovuma;
  3. Promover boa imagem da UniRovuma no cenário académico nacional e internacional, através da participação nos organismos e fóruns especializados;
  4. Divulgar programas de formação, de pesquisa e de extensão e dos seus produtos e serviços;
  5. Propor a assinatura de Acordos entre a UniRovuma e suas congéneres nacionais e estrangeiras, e instituições afins;
  6. Articular e apoiar actividades de natureza cultural, científica e tecnológica entre a UniRovuma e outras instituições nacionais e estrangeiras;
  7. Apoiar o intercâmbio e mobilidade nacionais e internacional de docentes, investigadores, discentes e CTA;
  8. Estabelecer o relacionamento com as estruturas de relações nacionais e internacionais de outras universidades ou instituições de pesquisa;
  9. Propor acordos com universidades e instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras;
  10. Coordenar a interacção da Universidade com a iniciativa pública e privada, visando o processo de internacionalização das actividades da UniRovuma;
  11. Relacionar-se com as instituições e agências de apoio ao desenvolvimento de projectos de âmbito nacional e internacional;
  12. Coordenar e promover a divulgação de informações oficiais da Universidade junto aos órgãos de comunicação, inclusive anúncios e editais;
  13. Seleccionar toda a matéria de interesse da Universidade divulgada pelos meios de comunicação, arquivando-os e encaminhando-os aos órgãos interessados;
  14. Responsabilizar-se pela publicação de boletim noticioso oficial da Universidade;
  15. Responsabilizar-se por publicações de carácter informativo da Universidade destinadas à comunidade interna e externa;
  16. Elaborar, junto com outros órgãos da Universidade, programação permanente de divulgação de suas actividades;
  17. Assessorar o Reitor nas suas relações com os órgãos de comunicação social;
  18. Coordenar o cerimonial da Reitoria;
  19. Coordenar, em sintonia com o Gabinete do Reitor, a agenda do Reitor, assessorando-o quanto às informações e a representação nos eventos;
  20. Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Gabinete de Comunicação e Cooperação é dirigido por um Director de Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.

3. O Gabinete de Comunicação e Cooperação tem a seguinte estrutura:

 

a) Departamento de Cooperação e Relações Públicas que integra:

  1. Repartição de Cooperação;
  2. Repartição de Relações Públicas e Protocolo.

b) Departamento de Comunicação e Imagem que integra:

  1. Repartição de Comunicação e Jornalismo;
  2. Repartição de Audiovisuais e Maquetização.

 

ORGANOGRAMA DO GCC